segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reflita ~


  Em cada século, desde o começo do mundo, foram feitas descobertas maravilhosas. No último século mais do que qualquer outro antes. E nesse agora, centenas de coisas ainda mais surpreendentes virão à luz. No começo, as pessoas se recusam a acreditar que uma coisa nvoa e estranha possa ser feita. Depois, têm a esperança de que possa. Em seguida, percebem que pode. Finalmente, é feita, e todo mundo se espanta de nunca ter sido feita, séculos antes. Uma das novas coisas que as pessoas começaram a descobrir no século passado foi que os pensamentos - simplesmente, os pensamentos - são tão poderosos como as pilhas elétricas e podem ser tão bons para as pessoas quanto a luz do sol, ou tão maus como veneno. Deixar um pensamento ruim ou triste entrar na cabeça e tomar conta dela é tão perigoso como deixar um germe de escalartina entrar no corpo. E, se depois que entrar, se deixar que ele fique, pode não sair nunca mais.
  Enquanto a cabeça da menina Mary esteve cheias de pensamentos desagradáveis sobre as coisas que ela detestava , e de opiniões azedas sobre as pessoas, e de uma teimosia em não deixar que nada a agradasse nem a interessasse, ela foi uma criança feinha, doentia, de cara amarela e chata. Mas as circunstâncias foram favoráveis, embora ela nem desconfiasse. E começaram a empurrá-la para seu próprio bem. Quando sua cabeça começou a se encher de piscos, casinhas na charneca povoados de crianças, velhos jardineiros esquisitos e resmungões, criadas simples do Yorkshire, a se encher de primavera e jardins secretos revivendo a cada dia, e também de um menino da charneca e seus animais, não sobrou mais lugar para pensamentos desagradáveis, que afetavam o fígado e a digestão e a deixavam amarela e cansada.
  Enquanto Colin se trancava no quarto pensando em seus pavores e fraquezas, em como detestava as pessoas que o olhavam, e passando horas refletindo sobre caroços, corcundas e morte prematura, era um pequeno hipocondríaco histérico e meio maluco, que não sabia nada do sol e da primavera, nem sabia que podia ficar bom e se levantar, se quisesse. Quando pensamentos novos e bonitos começaram a expulsar os velhos e horríveis, a vida começou a voltar para ele, seu sangue correu sadio nas veias, e a força fluía nele como uma enchente. Sua experiência científica era muito prática e simples, sem nada demais. Podem acontecer coisas surpreendentes a qualquer um que, quando lhe vem à mente algo desagradável ou desanimador, tem o bom senso de se lembrar a tempo, empurrar essa ideia para longe e botar no lugar, com determinação, alguma outra alegre e corajosa. Duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar.

O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett.Página 238.

Nenhum comentário:

Postar um comentário